Marketing de influência: definição, vantagens e como aplicar em 2025

Marketing de influência é a estratégia em que empresas contratam influenciadores digitais para promover sua marca, produtos ou serviços de forma autêntica. Entenda a importância e como ter sucesso ao usá-la!
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é a estratégia que utiliza influenciadores digitais para aumentar a visibilidade e credibilidade de uma empresa.
Muitos acham o contrário, mas criar conteúdo ou fazer campanhas de anúncios não é a única maneira de gerar tráfego qualificado nas redes sociais.
Também dá para conseguir isso com parcerias entre marca e digital influencers.
Se associar a influenciadores que compartilham os mesmos valores, visam o mesmo público e, mais importante, têm a confiança de seus seguidores, pode levar sua empresa a resultados bem expressivos.
Por exemplo, uma marca de roupas pode fazer uma parceria com influenciadores de moda para que eles mostrem seus produtos nas redes sociais.
Esses influenciadores, ao apresentarem as roupas de maneira autêntica e alinhada com seu estilo, se conectam emocionalmente com seus seguidores. O que pode resultar não só em engajamento, mas também em compras.
Os influenciadores digitais tomam conta da internet. Eles estão por toda parte falando sobre os assuntos que o público quer ouvir e arrastando inúmeros seguidores.
Trata-se de pessoas com grande presença nas redes sociais e que influenciam a opinião de vários usuários. Seja por sua expertise, estilo de vida ou autoridade em determinado nicho.
Para você ter uma ideia, só no Instagram, existem 10,5 milhões de influencers. Todos eles estão praticamente o dia todo conversando com sua base de seguidores e criando um laço cada vez mais forte com eles.
Assim, as personalidades constroem uma audiência fiel e engajada, e essa capacidade de influenciar é o que torna seu papel tão valioso para as marcas no que é conhecido como marketing de influência.
Quando surgiu o marketing de influência?
O conceito de influenciador digital, como conhecemos hoje, começou a ganhar força no início dos anos 2000, com a ascensão das redes sociais como o YouTube, Facebook e, mais tarde, o Instagram.
No entanto, somente de 2010 para frente que o marketing de influência ganhou força como uma estratégia eficaz.
Inicialmente, as colaborações com influenciadores tinham o foco em celebridades de grande alcance. Apenas Youtubers com números altíssimos conseguiam chamava a atenção das marcas, como:
- Whindersson Nunes;
- Júlio Cocielo;
- Christian Figueiredo.
De uns tempos para cá, porém, criadores de conteúdo mais pequenos, por assim dizer, também começaram a ter destaque entre as empresas.
Isso aconteceu muito por conta da ascensão de redes sociais, como Instagram e TikTok, que deram voz a influenciadores de nichos específicos.
Mas, esses pequenos influenciadores geram resultados?
Com toda certeza!
Eles podem atingir audiências altamente segmentadas, o que aumenta o tráfego qualificado para os sites e produtos das marcas parceiras.
Um dos grandes desafios dos empreendimentos sempre foi a falta de proximidade com o público. Na percepção dos consumidores em geral, a relação com as marcas era fria e distante.
Há duas ou três décadas atrás, os negócios só tinham a publicidade tradicional e o boca a boca para apoiar sua estratégia.
Com isso, as interações eram majoritariamente “marqueteiras” e voltadas ao fechamento da venda.
Com o crescimento do marketing digital e, principalmente, das redes sociais, tudo mudou. Estando no Instagram ou TikTok, por exemplo, as empresas podem criar uma relação próxima com seu público-alvo.
O marketing com influenciadores então é a chance de humanizar de vez a comunicação da empresa com o consumidor.
Sua marca passa a ter um ou mais “rostos” que aproximam ainda mais o consumidor do negócio.
Tipos de Influenciadores: mega, macro, médio, micro e nano
Para as empresas, influenciadores são classificados com base no número de seguidores que têm nas redes sociais.
São categorias que ajudam as empresas a entender qual tipo de influenciador pode ser mais eficaz para alcançar seus objetivos. Entre as principais, estão:
1. Influenciadores Mega (Acima de 1 milhão de seguidores)
Os mega influenciadores são as grandes estrelas das redes sociais, com uma audiência massiva e visibilidade nacional ou até mesmo internacional.
Eles costumam ser celebridades, figuras públicas ou criadores de conteúdo com enorme influência em múltiplas plataformas.
####Vantagens
- alcance global e visibilidade extrema;
- ideais para campanhas que visam reconhecimento de marca em grande escala.
####Desvantagens
- custo extremamente elevado para parcerias;
- baixa personalização de campanhas, já que seu público é muito diverso.
2. Influenciadores Macro (Entre 500 mil e 1 milhão de seguidores)
Os influenciadores macro têm um grande número de seguidores e, geralmente, possuem uma enorme visibilidade.
Eles são pessoas que construíram uma grande base de fãs em suas áreas de atuação, como esportes, música ou cinema.
####Vantagens
- alcance massivo e visibilidade imediata;
- pode gerar um tráfego considerável para sua marca, principalmente em lançamentos ou campanhas específicas.
####Desvantagens
- alto custo para parcerias;
- menor engajamento por seguidor, já que a relação com o público pode ser mais superficial.
Exemplo prático: Uma marca global de automóveis que deseja lançar um novo modelo de carro pode optar por uma parceria com uma celebridade do esporte para maximizar seu alcance e gerar buzz.
3. Influenciadores Médio (Entre 50 mil e 500 mil de seguidores)
Os influenciadores médios ocupam o espaço intermediário entre o grande alcance de mega e macro e a segmentação de micro e nano.
Eles conseguem atingir um público amplo e, ao mesmo tempo, ter uma certa proximidade com quem os acompanha.
Vantagens
####- bom equilíbrio entre alcance e engajamento;
- excelente custo-benefício;
####- atinge públicos amplos, mas ainda relevantes para nichos específicos.
Desvantagens
####- menor personalização em comparação com micro influenciadores;
####- pode ter dificuldade em gerar tráfego de nicho em campanhas muito segmentadas.
4. Influenciadores Micro (Entre 10 mil e 50 mil de seguidores)
Os influenciadores micro têm um público menor em comparação aos macro influenciadores, mas essa audiência é mais engajada.
Eles frequentemente se concentram em nichos específicos, como moda, beleza, fitness, saúde ou alimentação.
####Vantagens
- maior engajamento por seguidor, já que a relação com o público é um pouco mais próxima.
- custos mais acessíveis em comparação com influenciadores macro;
- o público é mais segmentado, o que significa tráfego mais qualificado para sua marca.
####Desvantagens
- alcance menor, por ser um público mais restrito.
Exemplo prático: Uma loja de roupas femininas pode fazer parceria com uma influenciadora micro que compartilha dicas de moda sustentável. Embora o alcance seja menor, o público é altamente relevante para a marca.
5. Influenciadores Nano (Até 10 mil seguidores)
Os influenciadores nano possuem o menor número de seguidores, mas sua audiência costuma ser extremamente leal e engajada.
Eles geralmente são pessoas comuns que compartilham suas paixões e experiências pessoais com um grupo pequeno, mas fiel.
####Vantagens
- maior autenticidade e engajamento genuíno;
- custo muito baixo ou até gratuito em alguns casos, tornando-os ideais para marcas com orçamentos limitados;
- alta confiança da audiência, que vê o influenciador como alguém mais acessível e verdadeiro.
####Desvantagens
- alcance limitado;
- pode não gerar grandes volumes de tráfego rapidamente.
Exemplo prático: uma marca de cosméticos artesanais pode se associar a um influenciador nano que compartilha dicas de cuidados naturais com a pele. A parceria pode gerar uma comunidade engajada que valoriza os princípios da marca.
Principais vantagens de investir no marketing de influência
Mas então, quais são os benefícios de investir no marketing de influência? Como a estratégia de conteúdo impacta exatamente os resultados da sua empresa? É o que vamos explicar abaixo. Confira!
Visibilidade
Colaborando com influenciadores, sua marca pode alcançar um público muito maior em pouco tempo.
Eles têm a capacidade de apresentar seu negócio para múltiplos seguidores, ampliando sua visibilidade nas redes sociais.
Por exemplo, um influenciador de culinária pode divulgar seu restaurante ou serviço de delivery para milhares de amantes da gastronomia.
Credibilidade
Os influenciadores já possuem a confiança de suas audiências. Assim, essa confiança é transferida para os produtos ou serviços que eles recomendam.
Quando um influenciador fala positivamente sobre sua marca, os seguidores enxergam isso como uma prova social. O que aumenta a chance de “comprarem a ideia” da empresa também.
Tráfego qualificado
Uma das vantagens do marketing de influência também é conectar sua marca com um público alinhado ao seu nicho. Ou seja, gerar tráfego qualificado.
Isso significa que, além de seguir o perfil, o público do influenciador têm mais chances de se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Dessa forma, a tendência é que seu negócio ganhe diversos novos leads já preparados para a compra e feche muito mais vendas.
Retenção de clientes
Campanhas de marketing de influência não só atrai novos clientes, mas também ajuda a fidelizá-los após a compra.
Eles promovem uma conexão mais pessoal e autêntica com o público. Assim, há uma forte probabilidade de adquirirem vários produtos da empresa em vez de um.
Isso é extremamente benéfico para o crescimento do negócio. Segundo Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um já existente.
Então, quanto maior for sua base de clientes fiéis, maior será sua lucratividade.
Sem contar que muitos dos clientes fidelizados viram defensores da marca. Eles a recomendam para conhecidos, amigos e familiares. O que cria outras oportunidades de venda para a empresa.
Preço acessível
Por último, mas não menos importante, um benefício do marketing de influência é o baixo custo.
Comparado a outras estratégias, o marketing de influência pode ser bastante acessível, especialmente se você for trabalhar com nano ou micro influenciadores.
Eles oferecem um excelente custo-benefício, combinando alto engajamento com investimento reduzido. Com isso, as parcerias com influenciadores são viáveis até mesmo para empresas com orçamentos limitados.
Como aplicar o marketing de influência na sua empresa?
Agora que você já conhece as características e a importância do marketing de influência, é hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa para potencializar seus resultados. Acompanhe!
1. Defina o objetivo da parceria
Antes de tudo, é essencial saber o que você deseja alcançar com a campanha de marketing de influência.
Seu objetivo pode ser aumentar a visibilidade da marca, gerar mais leads, impulsionar vendas ou até reforçar a imagem positiva da empresa.
Ter clareza nesse ponto ajudará você a alinhar as expectativas e mensurar os resultados da campanha no final.
Se sua meta é aumentar o tráfego qualificado para seu site, a escolha de influenciadores e as métricas analisadas serão diferentes de uma campanha focada em vendas, por exemplo.
2. Procure os influencers certos
A escolha do influenciador é um dos passos mais importantes. Primeiramente, a personalidade deve ter uma quantidade de seguidores e engajamento que corresponda aos seus objetivos.
Em outras palavras, após definir a meta da campanha, avalie qual tipo de influencer vale mais a pena contratar: mega, macro, micro, médio ou nano.
Além disso, o influenciador ideal deve ter um público-alvo semelhante ao seu, defender os mesmos valores e ser autêntico.
Por exemplo, se você tem uma marca de suplementos nutricionais focada em saúde e bem-estar, procure influenciadores que promovam um estilo de vida ativo e equilibrado.
3. Envie uma proposta de valor
Em seguida, envie uma proposta de valor para potenciais parceiros, isto é, candidatos que se encaixam no padrão que a marca busca.
A proposta deve destacar suas expectativas sobre a colaboração e como será vantajosa para ambos os lados.
Também é importante enfatizar como será o formato da campanha e a forma de pagamento: remuneração financeira, produtos gratuitos ou acesso exclusivo a lançamentos.
4. Discuta como será a produção de conteúdo
Depois de alinhar a parceria com o candidato que mais te agradar, defina os detalhes da produção de conteúdo.
Converse com o influenciador sobre o tipo de conteúdo que pensa para a campanha, a linguagem a ser utilizada e a frequência de publicações.
Apesar de ser importante passar as diretrizes da colaboração, dê liberdade criativa ao influencer também.
Ele sabe como ninguém a melhor maneira de se conectar com seu público. Assim, deixá-lo colocar em prática suas ideias faz a diferença para que vocês alcancem os resultados esperados.
5. Faça um contrato
Por fim, formalize a parceria com um contrato que detalha todas as condições acordadas. Inclua informações como o número de postagens, datas de entrega, direitos sobre o conteúdo e cláusulas sobre remuneração.
Isso evita problemas futuros e garante que tanto você quanto o influenciador cumpram suas partes no acordo. Além disso, o contrato ajuda a proteger a sua marca juridicamente em casos de imprevistos.
O mercado de influenciadores em 2025
O mercado de influenciadores já existe há um pouco mais de uma década, mas explodiu mesmo em 2020, após a pandemia da Covid-19.
Dessa forma, é comum ter dúvida se está saturado, visto que a quantidade de criadores e parcerias é gigantesca.
Quanto a isso, fique tranquilo. O setor está longe de ter uma queda. Na verdade, a previsão é que dobre de tamanho.
Atualmente, o mercado vale cerca de US$ 250 bilhões. Segundo um relatório do banco Goldman Sachs, a expectativa é que chegue até US$ 500 bilhões até 2027.
Então, não há momento melhor para investir na estratégia. Ela está em alta e vai continuar assim nos próximos anos.
Quando juntos, empresas e digital influencers formam o casamento perfeito. Por isso, dificilmente a estratégia vai cair em desuso tão cedo.
Conclusão
Se você quer ter um perfil relevante nas redes sociais, não dá para ignorar o marketing de influência. É uma das melhores formas de promover sua marca, produtos ou serviços.
Para funcionar, porém, ficou claro que você precisa fechar parceria com o influencer certo. E a Flikta pode te ajudar nisso. Temos ferramentas avançadas de descoberta que vão te conectar em questão de minutos com o criador ideal.
É possível explorar dezenas de influenciadores de forma rápida e precisa por lá. Com isso, é meio caminho andado para que você consiga resultados expressivos a partir do marketing de influência. Conheça já!
Perguntas Frequentes
O que são mega influenciadores?
Mega influenciadores são personalidades com milhões de seguidores. Eles têm um alcance massivo, podendo gerar grande visibilidade para marcas, mas seu custo tende a ser mais alto por conta disso.
Quais são as tendências do marketing de influência?
Entre as tendências, está o foco em parcerias autênticas, em que os influenciadores promovem produtos de maneira mais pessoal. Além do uso de tecnologias imersivas, como realidade aumentada, para criar experiências mais envolventes.
Quanto um influencer cobra por story?
O valor cobrado por um influencer por story pode variar bastante, dependendo do seu alcance e engajamento. Quanto maior for a audiência e quantidade de interações que a personalidade recebe, mais caro será.